Perguntas e respostas sobre colesterol

1) O que é o colesterol exatamente?

Colesterol é um composto químico da família do álcoois, isto é, um álcool policíclico de cadeia longa, ou esteroide. O colesterol é essencial à vida por fazer parte das membranas celulares dos mamíferos. É em grande parte fabricado no fígado, mas também é absorvido através da ingestão de alimentos.

2) Qual a diferença entre o colesterol LDL e o HDL?

O colesterol é insolúvel em água, logo precisa ser transportado por proteínas no sangue. As duas principais proteínas transportadoras de colesterol são a lipoproteína de baixa densidade (LDL) e a lipoproteína de alta densidade (HDL). A LDL transporta o colesterol do fígado para os diferentes tecidos e seus níveis quando elevados estão associados ao entupimento dos vasos sanguíneos e doenças como infarto e isquemias. Já a HDL faz o transporte no caminho reverso, isto é, são capazes de absorver o colesterol dos vasos sanguíneos e levá-lo ao fígado.

colesterol-gordura-bem-mal-ed

3) Como podemos mantê-los saudáveis?

Para manter os níveis de colesterol dentro das faixas adequadas, são importantes manter hábitos alimentares saudáveis e uma vida ativa. Por exemplo, é sabido que o ganho de peso e o sedentarismo podem reduzir os níveis de HDL, ao passo que o alto consumo de alimentos ricos em gordura saturada e gordura trans, pode aumentar os níveis de LDL.

4) Quais são as causas da alta do colesterol ruim? Como a alimentação influencia? Quais são os hábitos que devemos tomar? A genética influencia muito?

Entre as causas de elevação nos níveis de LDL estão a predisposição genética, obesidade, hipotireoidismo, diabetes mellitus tipo 2, consumo excessivo de álcool, doenças do fígado e rins. Apesar da maior parte do colesterol circulante ser produzido pelo fígado, a alimentação pode contribuir para o aumento dos níveis de LDL. Uma dieta rico em gorduras saturadas, presente em carnes vermelhas, e pobre em gordura polinsaturadas, presente no azeite de oliva e nos peixes, contribui para aumento nos níveis de LDL.

5) Crianças podem ter taxas altas de colesterol?

Crianças com diagnóstico das doenças mencionadas acima, com maus hábitos de alimentares ou sedentarismo podem ter níveis elevados de colesterol.

6) Qual a relação entre diabetes e colesterol?

O diabetes mellitus tipo 2 é uma doença metabólica causada principalmente por um padrão alimentar inapropriado e sedentarismo, assim como o aumento dos níveis de colesterol. Contudo, o paciente diabético possui uma série de peculiaridades que o torna mais sujeito aos malefícios dos altos níveis de colesterol, como infartos e isquemias.

7) Quais são as doenças que podem estar associadas as taxas altas de colesterol?

As principais doenças associadas aos altos níveis de LDL são as doenças ateroscleróticas, isto é, as doenças causadas por entupimento dos vasos sanguíneos. Doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais são as mais temíveis consequências da aterosclerose.

8) A prática de exercício físico pode influenciar no colesterol?

Sim. Manter uma vida ativa, além de controlar o peso, ajuda a melhorar a proporção entre os níveis de LDL e HDL. Em outras palavras, se manter ativo “puxa o colesterol bom para cima”.

9) Como o colesterol alto influencia no peso da pessoa?

Não é o colesterol alto que influencia no peso da pessoa, mas o peso da pessoa que influencia no colesterol. O excesso de peso, principalmente se localizado na região abdominal, leva a uma série de alterações metabólicas que culminam com elevação dos níveis de LDL e redução dos níveis de HDL.

10) Quais alimentos devem ou podem ser consumidos para que as taxas de colesterol não subam?

A alimentação correta para qualquer pessoa que deseje ter níveis de colesterol dentro das faixas adequadas deve ser pobre em produtos industrializados ricos em gorduras trans ou açúcar, rica em fibras encontradas em frutas e vegetais e rica em alimentos que forneçam gorduras polinsaturadas como peixes, azeite de oliva, abacate, amêndoas, castanhas e nozes.

11) Quem tem “colesterol alto” pode desenvolver algum sintoma?

A grande maioria dos pacientes com colesterol alto é assintomáticas.

12) Quais consequências o organismo pode sofrer com a ação do colesterol alto?

Como dito anteriormente, a principal consequência do “colesterol elevado” é o entupimento dos vasos sanguíneos e doenças como infarto e isquemias. Este processo é lento e costuma ser negligenciado, já que quase totalidade das pessoas com colesterol alto não sente nada. Todo homem com 35 anos ou mais e toda mulher com 45 anos ou mais deve dosar o colesterol independente de parecerem saudáveis. Caso existam fatores de risco como excesso de peso ou pressão alta, as dosagens podem ser feitas antes mesmo dessas idades. Na dúvida, sempre procure seu médico.

Dr. Mateus Dornelles Severo

Médico Endocrinologista

Mestre em Endocrinologia

CREMERS 30.576

www.facebook.com/drmateusendocrino

Deixe uma resposta