Semente da chia: fatos e mitos

Novamente temos um suplemento alimentar no mercado dos produtos naturais prometendo perda de peso. A “bala mágica” da vez é a semente da chia.

Esta semente é rica em ácido alfa-linolênico, ou ômega 3, ácido graxo essencial que tem efeitos benéficos sobre o sistema cardiovascular, e em fibras. Estas fibras têm grande capacidade de reter água e é esta peculiaridade que a indústria dos suplementos fitoterápicos explora: “…quando chega ao estômago, a semente de chia incha e o deixa cheio, além de retardar o esvaziamento gástrico. Dessa forma, prolonga a sensação de saciedade”. Mas será que isso realmente ajuda a emagrecer?

chia

Quando se busca literatura científica a respeito, a decepção é grande. São poucos estudos e entre os poucos que avaliaram o efeito da chia como auxiliar no emagrecimento em seres humanos, apenas um merece menção.

O estudo em questão avaliou 90 homens e mulheres acima do peso. Metade delas recebeu chia e a outra metade recebeu placebo (tratamento sem princípio ativo) por 3 meses. O resultado? A semente de chia não se mostrou capaz de reduzir o peso, nem colesterol, nem a pressão arterial, nem o estresse oxidativo. Ou seja, não serviu para o que se propôs.

Vale lembrar que as propriedades da semente de chia podem ser encontradas em outros alimentos. Grãos integrais são ricos em fibras, assim como peixes são ricos em ômega 3.

A maioria das vezes, os suplementos alimentares ditos “emagrecedores” mais atrapalham do que ajudam, já que tiram o foco das escolhas saudáveis na alimentação, além de acrescentarem calorias à dieta quando não são feitas substituições. Por exemplo, um colher de semente de chia tem a quantidade de calorias equivalente a 2 colheres de arroz ou um fatia de pão.

Se você está acima do peso e deseja emagrecer, antes de investir em tratamentos de eficácia duvidosa, procure um endocrinologista ou nutricionista. A alimentação saudável e a atividade física regular são os verdadeiros aliados para alcançar seu objetivo.

Dr. Mateus Dornelles Severo

Médico Endocrinologista

CREMERS 30.576

mateusdsevero@gmail.com

Deixe uma resposta