Elevação dos níveis de prolactina (hiperprolactinemia): causas, sintomas, diagnóstico e tratamento

A prolactina é o hormônio responsável pela lactação, ou seja, produção de leite. É produzida pela hipófise, glândula localizada na parte debaixo do cérebro. Dá-se o nome de hiperprolactinemia ao aumento dos níveis de prolactina sangue. A hiperprolactinemia pode causar sintomas, já que a prolactina interfere na função dos ovários e dos testículos. É uma doença que pode acometer ambos os sexos, mas é mais diagnosticada em mulheres com menos de 50 anos.

hipofise mateus endocrinologia severo

Quais a causas de hiperprolactinemia?

O aumento dos níveis de prolactina pode dever-se a uma série de condições. Entre elas destacam-se:

– gravidez;

– estresse;

– estimulação dos mamilos ou doenças da parede torácica;

– uso de alguns tipos de medicamento;

hipotireoidismo;

– doença renal;

– alterações na molécula da prolactina;

– tumores de hipófise/hipotálamo.

Quais são os sintomas de hiperprolactinemia?

Os sintomas da hiperprolactinemia dependem do sexo e da causa. O paciente com níveis elevados de prolactina pode apresentar:

– alterações menstruais;

– diminuição da fertilidade e dificuldade em ter filhos (homens e mulheres);

– produção de leite (mulheres);

– secura vaginal e fogachos;

– falta de desejo sexual e dificuldades na ereção;

osteoporose (homens e mulheres).

Quando o excesso de prolactina é causado por tumores, pode acontecer dor de cabeça e problemas na visão.

Como é feito o diagnóstico de hiperprolactinemia?

O diagnóstico é feito através da história do paciente, da dosagem da prolactina no sangue e, em alguns casos, de exames de imagem da glândula hipófise (ressonância magnética).

Como é feito o tratamento da hiperprolactinemia?

O tratamento depende da causa. Por exemplo: caso se diagnostique tumor de hipófise, o tratamento é realizado primeiramente com remédios (cabergolina ou bromocriptina). Em alguns casos, quando esse tratamento não é satisfatório, podem ser necessárias cirurgia ou radioterapia.

Caso você tenha algum dos sintomas acima, procure o endocrinologista para avaliação.

drmateusendocrino.blogspot.com.br