Osteoporose: entenda e evite fraturas

O que é osteoporose?

Osteoporose é uma doença que deixa os ossos mais fracos, o que aumenta o risco de fraturas. Algumas vezes, uma simples queda da própria altura dentro de casa é suficiente para que o osso acometido pela osteoporose quebre.

Como se faz o diagnóstico de osteoporose?

A osteoporose não causa sintomas até que o osso quebre. Logo, para se fazer o diagnóstico é necessária a realização de um tipo especial de raio-x chamado DENSITOMETRIA ÓSSEA. A densitometria óssea é recomendada para mulheres após os 65 anos e para homens após os 70 anos. Conforme avaliação médica, o exame também pode ser pedido para pacientes com idade menor que 65 anos, que tenham fatores de risco, ou seja, condições que aumentem a chance de se ter osteoporose.

osteoporose

Os fatores de risco para osteoporose são:

– fumo;
– uso de corticoides;
– baixo peso;
– artrite reumatóide;
– história de fraturas prévias após pequenos traumas (queda da própria altura, por exemplo) em si mesmo ou nos pais;
– uso excessivo de álcool;
– doenças como diabetes mellitus, hipertireoidismo, hiperparatireoidismo, falência ovariana precoce (antigamente chamada de menopausa precoce), doenças que causam má absorção dos nutrientes no intestino e doenças do fígado.

Como se previne a osteoporose?

Ajudam a prevenir a osteoporose:

– comer alimentos ricos em cálcio como leite e derivados;
– comer alimentos ricos em vitamina D como leites fortificados e salmão;
– tomar sol moderadamente;
– fazer atividade física pelo menos 30 minutos por dia;
– não fumar;
– não beber em excesso.

Como se trata a osteoporose?

A osteoporose é tratada com uma ingestão adequada de cálcio e vitamina D e com remédios que ajudam a fortalecer o osso, chamados bisfosfonados. Algumas vezes a osteoporose é causada por outra doença. Nestes casos, o tratamento é voltado primeiramente para esta causa.

O tratamento é avaliado em intervalos regulares de 1 a 3 anos através da densitometria óssea. Em alguns casos também podem ser pedidos exames de sangue e de urina.

Se você é mulher com mais de 65 anos, homem com mais de 70 anos ou possui fatores de risco para osteoporose, procure seu endocrinologista e faça uma avaliação.